Lubango acolhe workshop sobre minorias etnolinguísticas sob o lema “Das palavras à acção”29.04.2025
Palavras-chave
Sob a coordenação do Ministério da Saúde, realiza-se nos dias 29 e 30 de Abril, no Lubango, um Workshop sobre as Minorias Etnolinguísticas sob o lema “DAS PALAVRAS À ACÇÃO”.
Sob a coordenação do Ministério da Saúde, realiza-se nos dias 29 e 30 de Abril, no Lubango, um Workshop sobre as Minorias Etnolinguísticas sob o lema “DAS PALAVRAS À ACÇÃO”.
O evento insere-se nas actividades do Portefólio dos Projectos da Saúde com o Banco Mundial, no âmbito da implementação do Projecto Regional de Melhoria dos Sistemas de Vigilância de Doenças (REDISSE IV – Angola), financiado pelo Governo de Angola, através do Ministério da Saúde, e pelo Banco Mundial.
A sessão de abertura realizou-se no dia 29 de abril e foi presidida pela Dra. Luísa Varo -Kaputo, Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Gênero, contando com a presença da Directora do Gabinete de Ética e Humanização do MINSA, Dra. Djamila Príncipe. O Dr. Alexandre José Kapeapelo representou o Portfólio dos Procjetos de Saúde com o Banco Mundial.
Participam ONG’s locais – DW, OCCADEC, ADRA, MBAKITA –, representantes ministeriais e dos gabinetes provinciais da Saúde, Acção Social, Família, Igualdade de Género e Cultura, Agricultura, Ambiente, Energia e Águas, Justiça e Direitos Humanos, e Educação; membros da sociedade civil, supervisores provinciais do Mecanismo de Gestão de Reclamações (MGR) de Luanda, Huíla, Moxico, Moxico Leste, Cuando Cubango, Namibe e Cunene.
Este projecto visa, entre outras metas, apoiar o Executivo Angolano na promoção do acesso equitativo das minorias aos serviços de saúde, bem como na mitigação dos impactos adversos sobre a sua saúde e bem-estar.
Durante os dois dias do programa, estão previstas sessões de debate e trabalhos em grupo, com destaque para a elaboração de um Plano de Acção Multissectorial que responda, de forma imediata e colaborativa, às necessidades específicas das Minorias Etnolinguísticas.
O workshop tem como objectivo divulgar as acções dos projectos de Saúde junto às partes interessadas que actuam com as Minorias Etnolinguísticas, bem como assegurar o pleno funcionamento do MGR, tanto nas comunidades como nas Unidades de Saúde. Busca-se, ainda, envolver o sector público, assim como organizações públicas, privadas e da sociedade civil que trabalham directamente com essas minorias, promovendo uma actuação conjunta e colaborativa.
Com esse objectivo, serão analisadas em conjunto diversas soluções voltadas para a superação dos obstáculos que limitam o acesso das minorias aos benefícios do sistema de saúde. A partir dessa análise, será desenvolvido um Plano de Acção colaborativo, que permitirá às partes envolvidas atender, de forma eficaz, as necessidades específicas das minorias etnolinguísticas. Paralelamente, serão recolhidas informações sobre essas comunidades, com o intuito de assegurar a sua inclusão nas campanhas de vacinação humana e contra a raiva animal.
Na perspectiva de assegurar a boa performance dos Projectos de Saúde, em particular do REDISSE IV–ANGOLA, as actividades de Salvaguardas Sociais do Portefólio de Projectos de Saúde com o Banco Mundial têm levado a cabo reuniões e encontros com organizações da sociedade civil que trabalham com as minorias etnolinguísticas e especialistas na matéria, para encontrar a melhor forma de incluir estes grupos, sem que percam as suas raízes.