Início da elaboração do mapa Entomológico de Angola11.04.2025

Palavras-chave Mapa Entomológico de Angola

Angola deu início à elaboração do Mapa Entomológico Nacional, um passo decisivo no reforço do combate à malária e outras doenças transmitidas por vectores.

O encontro que marca o arranque dos trabalhos para a elaboração do Mapa Entomológico de Angola, foi liderado pelo Dr. José Franco Martins do Departamento de Controlo de Doenças. Este projecto representa um avanço significativo na luta contra a malária e outras doenças transmitidas por vectores no país. O conhecimento adquirido sobre o comportamento dos vectores, padrões de reprodução e factores de risco vai permitir adaptar eficazmente as medidas de controlo, melhorando assim a saúde e o bem-estar das comunidades angolanas.

De entre outros, o estudo terá os seguintes objectivos:

  • Mapear a diversidade dos vectores presentes em Angola;
  • Avaliar o potencial de transmissão de agentes patogénicos;
  • Fortalecer os sistemas de vigilância e controlo de doenças.

Este mapeamento entomológico nacional trará benefícios substanciais para a saúde pública em Angola devendo fornecer uma representação visual detalhada das áreas de risco, orientar sobre as intervenções mais direcionadas (pulverização Intra domiciliar, distribuição de redes mosquiteiras, aplicação de bio larvicidas).

Optimizará a distribuição de recursos para áreas prioritárias, contribuindo para a redução significativa do impacto das doenças transmitidas por vectores.

Este projecto está a ser implementado no âmbito do Projecto Regional de Melhoria dos Sistemas de Vigilância de Doenças (REDISSE IV-ANGOLA).

Tem dúvidas sobre o REDISSE IV Angola?

Contacte-nosPara obter informações obre o projecto, pode contactar-nos ligando para o 928 849 584, ou enviando um email para inforedisseangola@minsapfss-ao.org

Subscrição de Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter, e mantenha-se a par das últimas notícias sobre o projecto REDISSE IV Angola.